31/05/2016, 15h30 | Sala M. Félix Ribeiro
São Todos Musicais
Nha Fala
A Minha Fala
de Flora Gomes
com Fatou N’Diaye, Jean-Christophe Dollé, Ângelo Torres
Portugal, França, Luxemburgo, 2001 - 110 min
legendado em português | M/6

Com música de Manu Dibango, Flora Gomes fez uma das raras comédias musicais africanas, que é muito mais do que um divertimento. Segundo uma crença local, toda a mulher que canta, morre. Uma jovem guineense vai estudar para Paris, onde se torna cantora. Consciente de ter violado um tabu, regressa a Bissau para organizar o seu próprio funeral e a sua ressurreição. “Vita organiza a cerimónia que reconciliará as duas culturas. Ousou fazer um ato de dessacralização para mostrar a todos que é possível construir o futuro sem deixar de ser aquilo que se é. Flora Gomes diz que para ele a música sempre foi o símbolo da liberdade. O seu filme é um perfeito exemplo disso” (Jeune Cinéma). Primeira exibição na Cinemateca.

31/05/2016, 18h30 | Sala Luís de Pina
Foco no Arquivo
Cinema e Turismo: Modos de Ver e Mostrar II
duração total da sessão: 67 min | M/12
sessão apresentada por Gonçalo Mota, bolseiro de investigação do projeto “Atrás da câmara”

CABO VERDE DE RELANCE
de Miguel Spiguel
Portugal, 1961 – 17 min
PARA UM ÁLBUM DE LISBOA
de Faria de Almeida
Portugal, 1966 – 13 min
POSTAL DE LUANDA
de Faria de Almeida
Portugal, 1970 – 10 min
CENAS DE CAÇA NO BAIXO ALENTEJO
de António de Macedo
Portugal, 1973 – 20 min
VERÃO 74
de Nuno Shearman de Macedo Alvarenga
Portugal, 1974 – 7 min
 

Esta sessão abre com um filme a cores, tecnicolor e em formato anamórfico, de Miguel Spiguel, realizador que se especializa em filmes turísticos sobre Portugal e as ex-colónias. Nestes filmes salta à vista o uso de longas panorâmicas na descrição da paisagem cabo-verdiana. Os anos sessenta são anos de mudança nos modos de fazer cinema em Portugal e os dois filmes de Faria de Almeida integrados na sessão são exemplo disso. No primeiro, o realizador oferece-nos uma visão satírica de Lisboa com recursos a técnicas do cinema mudo (tais como intertítulos), ou mesmo a imagens de arquivo. No segundo, aquilo que aparenta ser um filme assumidamente turístico e convencional, com planos aéreos, a dieta habitual de “pitoresco angolano” e um claro abuso na utilização de zoom, revela-se mais interessante, com a introdução de um comentário na primeira pessoa sobre a cidade ao som da música de Carlos Paredes, que altera por completo o tom do filme. Também António de Macedo necessitou de realizar filmes de encomenda para poder trabalhar, mas não sem ver neles um campo de experimentação, como neste filme rodado no Baixo Alentejo, que acaba por se construir, nas palavras do próprio autor, como um “antifilme”. A fechar a sessão, um pequeno filme amador de uma família em férias na praia. São imagens cândidas, filmadas em 8 mm, que prenunciam o acesso generalizado a meios de captura de imagem e som, que entretanto atingiram níveis massivos no registo de práticas turísticas e de viagem das sociedades contemporâneas.
 

31/05/2016, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
São Todos Musicais
Sweet Charity
Sweet Charity – A Rapariga que Queria Ser Amada
de Bob Fosse
com Shirley MacLaine, John McMartin, Chita Rivera, Paula Kelly
Estados Unidos, 1969 - 135 min
legendado eletronicamente em português | M/12

Inspirado no argumento de AS NOITES DE CABÍRIA de Fellini, este musical foi o primeiro filme de Bob Fosse como realizador (até então fora dançarino e coreógrafo), três anos antes de CABARET. Shirley MacLaine é uma “taxi dancer” (paga para dançar com um parceiro) que não perde a esperança e o otimismo, apesar de todos os obstáculos e deceções que conhece. Alguns dos números musicais contam-se entre os mais célebres dos dirigidos por Fosse, como Big Spender e Rich Man's Frug. O guarda-roupa é de Edith Head, uma das mais próximas colaboradoras de Alfred Hitchcock.

31/05/2016, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
As Mil Apoteoses de Minnelli

Retrospetiva Integral em Maio e Junho
On a Clear Day You Can See Forever
Melinda
de Vincente Minnelli
com Barbra Streisand, Yves Montand, Bob Newhart
Estados Unidos, 1970 - 129 min
legendado eletronicamente em português | M/12

O último musical do cineasta por excelência do musical, Vincente Minnelli (que só faria mais um filme, A MATTER OF TIME, em 1976). Barbra Streisand protagoniza a história de uma mulher dotada de propriedades extrassensoriais que tem a capacidade de “mergulhar” no passado e voltar a encarnações anteriores. É um dos melhores papeis de Streisand que aqui surge coadjuvada por Yves Montand.