Ver

Pesquisa

Notícias

Assunto: Programação
Data: 20/02/2024
Lançamento de 2 Novas Edições DVD da Cinemateca
Lançamento de 2 Novas Edições DVD da Cinemateca
Na próxima sexta-feira, dia 23 de fevereiro pelas 18h, o Átrio da Livraria Linha de Sombra recebe o lançamento de duas inéditas edições DVD da Cinemateca com filmes de Georges Pallu: O PRIMO BASÍLIO e O DESTINO. Os filmes, que se encontram já à venda na Livraria Linha de Sombra, inserem-se na coleção que a Cinemateca tem vindo a dedicar à histórica Invicta Film, que se destacou nos anos 20 com a produção de vários títulos relevantes para a história do cinema mudo em Portugal. Entre os filmes anteriormente editados no âmbito desta coleção encontram-se: A ROSA DO ADRO, AMOR DE PERDIÇÃO e OS FIDALGOS DA CASA MOURISCA, todos realizados por Georges Pallu.

As duas edições em DVD, agora lançadas, contam, também, com legendas em inglês, e uma nova banda sonora, encomendada pela Cinemateca: O PRIMO BASÍLIO apresenta-se com uma composição escrita e interpretada para piano por Filipe Raposo. Já em O DESTINO, a música é composta e interpretada por Nicholas McNair. As gravações, a montagem e as misturas foram feitas por André Tavares. 
Filipe Raposo sobre o trabalho em O PRIMO BASÍLIO: “Desde sempre que a música e o cinema estiveram lado a lado. Desta forma, o cinema do período mudo, cedo percebeu da importância de juntar a dimensão sonora nas projecções: não só era uma forma de camuflar os ruídos dos projectores, como também a música ajudava na condução da dramaturgia fílmica, criando um vínculo imagem/som poderoso. Escrever para cinema do período mudo nos dias de hoje, é um privilégio que poucos têm. É ter a possibilidade de dialogar com autores que já não estão entre nós, diálogo entre o passado, o presente e futuro. Acredito que enquanto compositor, a forma como penso o som é uma herança preciosa do cinema.” 

Nicholas McNair sobre o trabalho em O DESTINO: “Foi um desafio muito interessante trabalhar com o filme O Destino, que já tinha acompanhado ao vivo nos anos ’90, numa versão com algumas inconsistências na montagem que entretanto foram corrigidas. O filme conta com muitas alternâncias de cena, e tive que construir a partitura de modo a acompanhar estas mudanças rápidas, dando vida, ao mesmo tempo, às passagens mais contemplativas da personagem principal (Palmyra Bastos). Inspirei-me nas belíssimas paisagens de Sintra, Monserrate e Regaleira, que conheço bem, e que formam a cenografia do filme.”

O lançamento das duas novas edições DVD da Cinemateca terá entrada livre.