CICLO
Filmschool


Ao longo de quatro meses, a Cinemateca Júnior desenvolveu o projeto FILMSCHOOL, no âmbito do programa de cooperação bilateral do Mecanismo Financeiro Europeu EEAGrants 2020-2024. Foram meses de intensa colaboração interna, e em diálogo com as comunidades escolares do Instituto para o Desenvolvimentos Social e a Escola Profissional da Metropolitana, através de ateliers, visitas de estudo, formação em contexto de pedagógico e informal, envolvendo mais de 100 alunos, as equipas de professores residentes e convidados, os diferentes departamentos da Cinemateca Portuguesa e os colegas da Cinemateca de Oslo. Terminamos este projeto com dois momentos públicos. No dia 26 de abril, reunimos as duas escolas para uma sessão onde recuperamos as ambições e o confronto com a realidade no pós-revolução, através do episódio LÚCIA E CONCEIÇÃO, realizado para a RTP por Fernando Matos Silva em 1974, e integrado na pioneira e desassombrada série NOME MULHER, de Maria Antónia Palla e Antónia de Sousa, onde duas jovens raparigas da ilha de São Miguel falam de sonhos, realidade e os romances de Corin Tellado como hipóteses de revolução social, emocional e cultural. O filme foi trabalhado pelos alunos do 11º ano dos cursos de Mediação Intercultural e Técnicos de Assuntos Jurídicos do Instituto para o Desenvolvimento Social, que o apresentarão. Depois, cabe à Big Band da Escola Profissional, composta por alunos dos três anos de ensino secundário, estrear a partitura que compuseram e ensaiaram para um filme realizado pelo escritor Ferreira de Castro, quando a realidade da crise económica de 1929 chegava a Portugal, e o regime caminhava da ditadura militar para o Estado Novo. ESTÁTUAS DE PORTUGAL é, ao mesmo tempo, uma publicidade, uma sinfonia urbana, a demonstração da modernização da imprensa, uma história de amor, e uma fábula onde não faltam as girls do Teatro Maria Vitória, então epicentro da resistência social. A partir de 24 de abril, ficará disponível na RTP Play, a gravação de um episódio especial do programa CINEMAX, dedicado ao FILMSCHOOL, que inclui estes dois filmes, uma conversa com os alunos e a estreia da gravação da nova banda-sonora para ESTÁTUAS DE PORTUGAL.
No dia 30 de abril, o dia é de reflexão, com um conjunto de encontros onde juntamos investigadores, profissionais, alunos, professores, mediadores e programadores para um ponto de situação sobre como fazer do cinema uma ferramenta pedagógica. A partir de experiências no terreno, em contexto de festivais e salas de exibição, olhamos para a continuidade e falamos de projetos em contra-relógio, contrapondo metodologias e pedagogias para a promoção da literacia fílmica. De entrada livre, a partir das 10h00, este encontro tem por objetivo alertar, lançar pistas e criar um espaço para fazer do cinema e da educação, em todos os níveis, sinónimos e cúmplices, e será aberto pelo Professor João Costa, Diretor da Agência Europeia para as Necessidades Especiais e Educação Inclusiva. O programa completo ficará disponível na página da Cinemateca.
 
 
26/04/2025, 15h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Filmschool

Sessão Filmschool
 
26/04/2025, 15h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Filmschool

modos de ver, atuar e prosseguir
Sessão Filmschool
LÚCIA E CONCEIÇÃO
(série da RTP “Ver e Pensar”)
de Fernando Matos Silva / Cinequipa
Portugal, 1974 - 30 min

ESTÁTUAS DE PORTUGAL
de Ferreira de Castro
Portugal, 1931 - 21 min / mudo

Duração total da projeção: 51 min | M/12
LUCIA E CONCEIÇÃO é um episódio sobre o trabalho de crianças e jovens nas plantações de chá da ilha de São Miguel, duma série originalmente emitida entre 1974 e 1976, sobre temas sociais, políticos, históricos e culturais, com uma abordagem vocacionada para o público juvenil. Já ESTÁTUAS DE PORTUGAL é um filme promocional, em estilo vanguardista, do concurso "Estátuas de Portugal", organizado pelo jornal O Século. A realização coube ao escritor, e então redator d’O Século, Ferreira de Castro.
Quarta e última sessão oficial do programa de literacia fílmica FILMSCHOOL para futuros programadores e mediadores culturais e para quem gosta de viajar com o olhar e estabelecer pontes entre filmes. Dois filmes muito diferentes num diálogo de contrastes. Cinema militante do pós-25 de Abril e cinema promocional mudo em registo fantasista, acompanhado ao vivo pela Big Band da Escola Profissional da Metropolitana. Apresentação e conversa mediada pelos alunos do Instituto para o Desenvolvimento Social.