CICLO
Do Cinema de Estado ao Cinema Fora do Estado: Moçambique


Em ano de comemorações do cinquentenário do 25 de Abril, a Cinemateca assinala também a proximidade de aniversários redondos das independências africanas. “Do Cinema de Estado ao Cinema Fora do Estado” põe em foco as cinematografias de três das ex-colónias portuguesas (Moçambique, Guiné e Angola). Fá-lo articulando a projeção de obras históricas com a de filmes contemporâneos. Além de mostrar obras da produção estatal impulsionada para cimentar e projetar as novas nações, integrando a diversidade cultural e linguística através do português como língua agregadora, o Ciclo evidencia como essa dinâmica esmoreceu globalmente. Num contexto atual marcado pela escassez de apoios à realização, a produção de cinema tornou-se fortemente diaspórica, quase sempre independente, predominando o género documental, os formatos curtos e as coproduções com Portugal. Convidada a coprogramar as três partes deste Ciclo (depois de Moçambique em abril, a cinematografia da Guiné será mostrada logo a seguir em maio e Angola fechará o programa em novembro), a investigadora Maria do Carmo Piçarra (cujo trabalho tem incidido sobretudo sobre o cinema colonial português e as diferentes cinematografias que lhe sucederam após as independências) assina o texto que se segue bem como as notas sobre cada uma das sessões do Ciclo.
“O projeto de cinema em Moçambique foi referencial no contexto africano. Quando, em 1975, a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) assumiu o governo, poucas pessoas tinham visto imagens em movimento. Logo em 1976, foi criado o Instituto Nacional de Cinema (INC), após decidir-se que a “geração da utopia” teria formação em cinema, no contexto do projeto revolucionário de combate contra as injustiças e destruição das hierarquias herdadas da anterior situação colonial. O tempo era de internacionalismo cinematográfico, documentado no KUXA KANEMA nº 36. Relações estreitas com países do Leste da Europa, China e Cuba tiveram impacto na formação de profissionais e na produção e exibição de cinema. O manifesto Hacia un Tercer Cine (1969), dos argentinos Fernando Solanas e Octavio Getino, propusera uma nova categoria, a do cinema dedicado à descolonização, com impacto no cinema de autor. Num desenvolvimento posterior das suas ideias, Solanas e Getino definiram cinema militante como a realização de filmes por coletivos articulados com organizações políticas revolucionárias. As propostas de Getino e Solanas foram acolhidas pelos líderes dos movimentos de independência, e integradas em projetos nacionais de cinema questionadores do imperialismo e das normas históricas, culturais e ideológicas dominantes na sociedade e no cinema. A América Latina, Cuba, o Norte de África, a África de línguas francesa e portuguesa – e especialmente Moçambique – tornaram-se laboratórios para o desenvolvimento teórico e prático do cinema, com a contribuição de técnicos e cineastas internacionais que acorreram para participar e/ou filmar. Em Moçambique, além do envolvimento de Ruy Guerra, convidado para participar na criação do INC e determinante na atração de cineastas brasileiros como Licínio Azevedo, que se radicou no país, são notáveis as passagens e projetos, não isentos de polémica, de Jean-Luc Godard e Jean Rouch, além dos filmes feitos por Santiago Álvarez.
Como afirma Ros Gray em Cinemas of the Mozambican Revolution, o cinema produzido e mostrado nessa fase inicial apresentou-se como materialização das amizades socialistas e agente de mobilização política. Não se tratava apenas de levar imagens em movimento às pessoas, mas de criar ligações entre as revoluções a acontecer. Enfrentando enormes adversidades, durante mais de uma década o INC centralizou a produção cinematográfica e fomentou uma prática e uma cultura cinematográfica revolucionária. Os cinemas ambulantes, mas também as equipas de produção que filmavam pelo país, atravessaram Moçambique projetando a sociedade em construção. As duas séries de KUXA KANEMA (a primeira em 1978 e 1979, e depois, num formato mais curto, de 1981 a 1985) mostraram o povo, a sua história de luta e construção de uma sociedade socialista, ao povo: danças e música, locais históricos de resistência, formação de novas competências profissionais, reorganização económica, visitas de chefes de Estado estrangeiros e, claro, os discursos de Samora Machel. Progressivamente, desvelam também a violência que se abate sobre o país quando o governo se afirmou anti-Apartheid. O apoio da Rodésia governada por uma minoria branca e da África do Sul à Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) fomentará uma das mais destrutivas guerras civis travadas no continente, a qual só terminou em 1992. Entretanto, a morte de Machel num acidente de avião, em 1986, e o incêndio do INC em 1991, são marcos do colapso da revolução marxista e do seu projeto cinematográfico.
A privatização da indústria cinematográfica estava já em curso paralelamente à transição para uma economia de mercado livre e para a democracia multipartidária. O legado do “cinema de Estado” foi a formação de uma geração com grandes competências técnicas e preocupação com questões sociais. Esse legado persiste. Não obstante as dificuldades do ‘nascimento (em imagens) de uma nação’, as preocupações sociais são uma linha de força nos filmes feitos em Moçambique ou por moçambicanos. Porém, a cinematografia moçambicana é hoje também marcada por preocupações ecológicas, que passam pela revalorização dos saberes ancestrais, pelo tratamento de questões identitárias (incluindo de género e raciais), e, muito fortemente, relativas às articulações entre as memórias pessoais e coletivas, tanto numa perspetiva de questionamento do que falhou na construção do país, como das possibilidades de esperança e de superação dos traumas provocados pelo colonialismo e pela guerra civil.” (Maria do Carmo Piçarra)
 
 
17/04/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Do Cinema de Estado ao Cinema Fora do Estado: Moçambique

O Preto | Mueda, Memória e Massacre
duração total da projeção: 81 min | M/12
 
17/04/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Do Cinema de Estado ao Cinema Fora do Estado: Moçambique

Xilunguine, A Terra Prometida | Uma Memória Quieta | Uma Memória em Três Atos
duração total da projeção: 109 min
18/04/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
Ciclo Do Cinema de Estado ao Cinema Fora do Estado: Moçambique

Tlhuka | Deixem-me ao Menos Subir às Palmeiras...
duração total da projeção: 75 min
18/04/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Do Cinema de Estado ao Cinema Fora do Estado: Moçambique

25
de Celso Luccas, José Celso
Moçambique, 1975 - 142 min | M/12
19/04/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Ciclo Do Cinema de Estado ao Cinema Fora do Estado: Moçambique

Kuxa Kanema Nº 3 | Música, Moçambique!
duração total da projeção: 108 min | M/12
17/04/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Do Cinema de Estado ao Cinema Fora do Estado: Moçambique
O Preto | Mueda, Memória e Massacre
duração total da projeção: 81 min | M/12
Sessão com apresentação
O PRETO
de Ivo Mabjaia
com André Chirrindzane, Mey-Fom- Ló, Karl Mogle
Moçambique, 2021 – 6 min

MUEDA, MEMÓRIA E MASSACRE
de Ruy Guerra
com Filipe Gunoguacala, Romão Canapoquele, Baltasar Nchilema, Maurício Machimbuco
Moçambique, 1979 – 75 min

Tendo participado na fundação do Instituto Nacional de Cinema de Moçambique, com MUEDA, MEMÓRIA E MASSACRE, Ruy Guerra realiza a primeira longa-metragem produzida no país após a independência. Filmando a reconstituição do massacre em Mueda, a 16 de junho de 1960, quando soldados portugueses abriram fogo sobre uma manifestação popular, Guerra integrou os registos ficcional (a representação dos acontecimentos) e documental (os depoimentos das suas testemunhas) num misto de improvisação e de cinéma vérité. O modo original como o filme trabalha a dramatização e os depoimentos que a acompanham para evocar um acontecimento traumático que foi um marco histórico da luta anticolonial, torna-a uma obra fundamental da filmografia moçambicana. Em complemento, exibe-se O PRETO, de Ivo Mabjaia, um dos fundadores, com Jared Nota, do coletivo Afrocinemakers. Esta curta-metragem, distinguida em 2021 com o Prémio Novos Autores Moçambique, atribuído pelo Fórum de Cinema de Moçambique – Kugoma, é uma metáfora alusiva à corrupção numa sociedade adormecida.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
17/04/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Do Cinema de Estado ao Cinema Fora do Estado: Moçambique
Xilunguine, A Terra Prometida | Uma Memória Quieta | Uma Memória em Três Atos
duração total da projeção: 109 min
legendado em inglês e eletronicamente em português | M/12
Com a presença de Inadelso Cossa
XILUNGUINE, A TERRA PROMETIDA
Moçambique, 2011 – 30 min

UMA MEMóRIA QUIETA
Moçambique, 2014 – 14 min

UMA MEMÓRIA EM TRÊS ATOS, DOC
Moçambique, 2017 – 65 min
filmes de Inadelso Cossa

Da nova geração de cineastas moçambicanos, Inaldelso Cossa – assistente de realização de Flora Gomes, quando este filmou A REPÚBLICA DUS MININUS (2012) em Moçambique – é aquele cuja obra tem ganho maior projeção internacional. Realizada entre 2011 e 2016, a “trilogia da memória” centra-se na memória coletiva de Moçambique, entretecida de sonhos e estórias individuais de sujeição ao horror e tortura. Abriu com XILUNGUINE, A TERRA PROMETIDA, que documenta como Xilunguine – Maputo – é a terra dos sonhos de muitos pastores “tsongas” que, há gerações, trocam o pastoreio pela cidade grande, para a qual trazem a sua linguagem e a sua cultura. Seguiu-se a realização de UMA MEMÓRIA QUIETA, de 2014, evocação de Kula, onde ex-prisioneiros políticos eram interrogados pela polícia política portuguesa, sendo sujeitos a torturas brutais para revelar informações sobre os movimentos de libertação. O drama, complexo, destes homens torturados, a quem a dor tornou delatores, ou de outros atirados para a clandestinidade, é retomado na longa-metragem documental UMA MEMÓRIA EM TRÊS ATOS, que mostra visitas de ex-prisioneiros aos locais de tortura como modo de exorcismo das memórias de horror e tratamento pós-traumático.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
18/04/2024, 19h30 | Sala Luís de Pina
Do Cinema de Estado ao Cinema Fora do Estado: Moçambique
Tlhuka | Deixem-me ao Menos Subir às Palmeiras...
duração total da projeção: 75 min
legendados em português | M/12
TLHUKA
de Gil D’Oliveira
Moçambique, 2022 – 5 min

DEIXEM-ME AO MENOS SUBIR ÀS PALMEIRAS ...
de Lopes Barbosa
com Gabriel Chiau, Malangatana Valente, Maklin Corniche, Estevão Macunguel
Moçambique, 1972 – 70 min

Em TLHUKA, de Gil D’Oliveira, uma árvore conta como três gerações da família de Nothisso partilham, contra o modelo extrativista vigente, um legado de reconhecimento à natureza. Recebeu o prémio do Centro Cultural Moçambicano-Alemão em 2022. DEIXEM-ME AO MENOS SUBIR ÀS PALMEIRAS…, única longa-metragem de Joaquim Lopes Barbosa (1944-2021), foi rodada entre 1971 e 1972 nos arredores de Lourenço Marques (atual Maputo) e no norte de Moçambique, onde o realizador se radicara após uma estada em Angola. Inspirado no poema Monangamba, de António Jacinto, e no conto Dina, de Luís Bernardo Honwana, o filme denuncia a violência do colonialismo e foi interpretado por atores negros empregados em repartições públicas, nos caminhos de ferro e em bancos. Falado em ronga, língua do sul de Moçambique, em português e em inglês, DEIXEM-ME AO MENOS SUBIR ÀS PALMEIRAS… foi proibido na íntegra pela censura.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
18/04/2024, 21h30 | Sala M. Félix Ribeiro
Do Cinema de Estado ao Cinema Fora do Estado: Moçambique
25
de Celso Luccas, José Celso
Moçambique, 1975 - 142 min | M/12
Cealizado pelos realizadores brasileiros Celso Luccas e José Celso, 25 fez parte de uma iniciativa do Instituto Nacional de Cinema de Moçambique para consolidar uma imagem nacional do país após a sua independência. Este documentário parte das comemorações da libertação na noite de 25 de junho de 1975 para construir um pensamento sobre os conflituosos processos de libertação, através de uma exploração que percorre toda a história da resistência do povo moçambicano ao longo das diversas fases de colonização, massacres e guerras contra o exército português.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui
19/04/2024, 19h00 | Sala M. Félix Ribeiro
Do Cinema de Estado ao Cinema Fora do Estado: Moçambique
Kuxa Kanema Nº 3 | Música, Moçambique!
duração total da projeção: 108 min | M/12
KUXA KANEMA Nº 3
Moçambique, 1978 – 18 min

MÚSICA, MOÇAMBIQUE!
de José Fonseca e Costa
Moçambique, Portugal, 1981 – 90 min

KUXA KANEMA – “o nascimento do cinema” – foi um jornal de atualidades cinematográficas produzido pelo Instituto Nacional de Cinema moçambicano cujo objetivo era filmar a imagem do povo e devolvê-la ao povo. “Dança é resistência” é o mote do número três da primeira das duas séries produzidas. Com um texto de Luís Carlos Patraquim contrastante, pela qualidade, com o estilo superficial e monocórdico das narrações das atualidades cinematográficas em geral – e que veio a ser norma também na menos interessante, porque mais oficiosa, segunda série de KK –, esta edição documenta e explica a música e danças tradicionais de Moçambique. A ligação de José Fonseca e Costa a África é uma marca presente do seu cinema e da sua vida. Nascido em Angola, em 1933, vem para Portugal com 11 anos de idade e regressa, pelo cinema, com MÚSICA, MOÇAMBIQUE! um retrato da primeira edição do Festival da Canção e da Música Tradicional de Moçambique, poucos anos depois de terminada a guerra de libertação, é uma celebração da identidade e da nova independência do povo moçambicano através da riqueza da sua música.

consulte a FOLHA DA CINEMATECA aqui